logo e nome.png

Dilemas da arte contemporânea: autoria, uso de imagem, processo de criação e outras questões

Livro-Dilemas-da-Arte-Contemporânea-capa-frontal-1160x770.jpg

Organizado pelo coordenador da Clínica de Direito e Arte, prof. dr. Marcelo Miguel Conrado, a obra reune artigos de oito autores que tratam de temas importantes e atuais no campo das arte

 

Olhares sobre temas imprescindíveis

 

Dividida em três partes, a obra conta com textos de oito profissionais da área das artes visuais, todos professores universitários comprometidos com a aprendizagem e com a pesquisa: Cecilia Salles, Fabricio Nunes, Simone Landal, Fernando Bini, Marcelo Conrado, Tadeu Chiarelli, Carina Weidle e Juliane Fuganti.

 

A primeira parte é destinada a cinco artigos com proposições teóricas. A segunda parte traz uma entrevista com Tadeu Chiarelli (Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP, professor por esta universidade e Diretor geral da Pinacoteca do Estado de São Paulo), que trata sobre os dilemas abordados no decorrer do livro. Por fim, a terceira e última parte adentra no processo de criação de duas artistas (Carina Weidle e Juliane Fuganti).

 

A escolha dos autores

 

Para contribuir com esta coletânea, a escolha das autoras e dos autores atendeu alguns critérios. O primeiro foi a paridade de gênero, um tema presente não apenas na arte, mas em todas as áreas. “Em específico no campo da arte, observamos a disparidade na representação dos acervos dos museus”, relata Marcelo Conrado. “De modo geral, essa desigualdade também se faz sentir no rol de artistas que participam de exposições, no mercado editorial, na programação de congressos, e em muitas outras situações em que é possível observar que a paridade ainda é um desafio, mesmo que avanços já possam ser constatados nos últimos anos”, conclui.

 

Como segundo critério, foram convidados para colaborar com esta obra profissionais da educação, comprometidos com a aprendizagem e a pesquisa acadêmica. “São pessoas habilidosas para transformar dilemas em instigantes escritos. Aqui estão reunidos e reunidas experientes docentes de diversas universidades: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Estadual do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná”, relata Marcelo Conrado.

 

A publicação foi viabilizada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE –, com apoio da Copel. O livro conta ainda com o apoio cultural do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR), Museu Oscar Niemeyer (MON), Gavião Pinheiro Produção Cultural e Clínica de Direito e Arte Da UFPR. Marcello Kawase assina o projeto gráfico do livro. A contrapartida social do projeto beneficiará o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, ao reverter recursos que permitirão a aquisição de uma obra para o seu acervo.

 
Clique aqui para baixar o livro (formato PDF)

   Cadastre seu e-mail   

Receba notícias e se mantenha informado